Beber bastante água e usar protetor solar são fundamentais no período de calor!
Estamos na primavera, mas as altas temperaturas já tomam conta dos dias. E é claro que com essa onda de calor, nada melhor do que aproveitar nas piscinas do Thermas Water Park, não é mesmo?! Mas é claro que não podemos deixar de nos cuidar, por isso, no post de hoje, separamos algumas dicas para você se proteger do sol e calor.
Se hidrate bastante
Neste período, a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante. Isso porque o nosso corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento. A água é essencial para manter o equilíbrio dos fluídos no corpo, regular a temperatura corporal e para cuidar da função dos rins, do intestino e da saúde da pele.
Use protetor solar
O uso do filtro solar também é muito importante. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nucas e pés.
No tempo seco, também pode ser mais difícil deixar a pele hidratada e combater a agressão dos radicais livres. Por isso, para passar pelo período quente sem comprometer a barreira cutânea, outros cuidados são cruciais, como evitar banhos quentes e demorados e investir no uso de cremes hidratantes e nutritivos.
Use roupas leves e acessórios de proteção
Chapéus, óculos escuros, roupas claras e leves fazem toda diferença nos dias de calor intenso. As roupas à base de tecido natural como o algodão, permitem absorção do suor e ventilação mais fácil e trazem mais conforto. Cores claras também ajudam acumular menos energia luminosa. Só lembrando que os cuidados com as crianças devem ser ainda maiores.
Adapte sua alimentação
A alimentação pode ser uma grande aliada para aumentar a hidratação do corpo, fornecendo os nutrientes necessários para enfrentar o calor e diminuir os desconfortos. Alimentos ricos em líquidos, como, melancia, melão, tomate e pepino ajudam bastante.
Outra dica é deixar de lado os alimentos pesados, muito condimentados, gordurosos, açucarados e salgados demais, pois eles podem tornar o corpo mais suscetível ao calor e causar indigestão.
Melhore a qualidade do seu sono
Em dias mais quentes, acabamos muitas vezes se revirando na cama e não conseguimos dormir. Isso se dá porque as temperaturas muito elevadas atrapalham o relaxamento adequado e com isso vem o cansaço, irritação, mau humor e problemas de concentração.
Para lidar com a situação, uma boa ideia é tomar uma ducha morna antes de se deitar, pois isso permite que o organismo resfrie de dentro pra fora, ajudando no início e no aprofundamento do sono. Lençóis leves também são uma ótima opção para ajudar na qualidade do sono.